Iñigo Sanchez
Há sons na Mouraria ! Requalificação urbana e transformação do ambiente sonoro num bairro típico de Lisboa
Iñigo Sánchez (INET-MD/FCSH-UNL)
inigo.sanchez@fcsh.unl.pt
A que soa um bairro em transformação? Qual é o impacto das mudanças no tecido urbano e social de um bairro no seu ambiente sonoro? Em que medida as intervenções no ambiente sonoro podem constituir um catalisador de mudanças mais amplas nas dinâmicas urbanas de um local? Esta apresentação tentará oferecer algumas respostas a estas e outras perguntas a partir de uma investigação em curso sobre o bairro da Mouraria e o processo de transformação urbana que o bairro está a experimentar nos últimos anos. Usando alguns exemplos do meu trabalho de terreno no bairro (o revival do fado como senha de identidade do bairro, a transformação da Praça de Martim Moniz num “mercado multicultural” ou a revitalização da zona de Intendente como destino de lazer), esta apresentação discute como as mudanças que podemos observar ao nível do ambiente sonoro podem ser considerados ao mesmo tempo causa e efeito do processo de recualificación urbana ao que está submetido o bairro. Neste sentido, a transformação do ambiente sonoro pode ser analisada como um médio para regular e estruturar a experiência de alguns espaços públicos urbanos do bairro, contribuindo ao mesmo tempo à produção de uma nova sensibilidade sonora e/o aural.
Palavras chave: Mouraria; transformações urbanas; ambiente sonoro.
Biografía
Iñigo Sánchez é doutor em Antropologia pela Universidad de Barcelona. Na atualidade trabalha como investigador em pós-doutoramento no Instituto de Etnomusicologia (INET-MD) da Universidade Nova de Lisboa. As suas linhas de investigação abarcam temas como o estudo da música em contextos migratórios, a relação entre música e cidade, assim como as problemáticas relacionadas com a antropologia dos sentidos. É autor do livro Cubaneando en Barcelona. Música, migración y experiencia urbana (CSIC, 2012) e o seu trabalho apareceu em revistas especializadas (TRANS-Revista Transcultural de Música, Western Folklore, Revista d'Etnologia de Catalunya) e em outro tipo de publicações, entre as que destacam os volumes coletivos Fiesta y ciudad: pluriculturalidad e integración (CSIC, 2008), Made in Spain. Studies in Popular Music (Routledge, 2013), e Musical Performance and the Changing City (Routledge, 2013).
Il y a des sons dans la Mouraria ! Requalification urbaine et transformation de l’environnement sonore d’un quartier typique de Lisbonne.
Que résonne un quartier en transformation? Quel est l’impact des changements dans le tissus urbain et social sur l’environnement sonore? Dans quelles mesures les interventions sur l’environnement sonore peuvent constituer un catalyseur de changements plus importants dans les dynamiques urbaines d’un lieu ? Cette présentation tentera d’apporter certaines réponses à partir d’une recherche en cours sur le quartier de la Mouraria e le processus de transformation urbaine que le quartier est en train d’expérimenter ces derniers années. Utilisant certains exemples de mon travail de terrain (le “revival” du fado comme pièce d’identité du quartier, la transformation de la Place Martim Moniz dans un “marché multiculturel” ou la revitalisation de la zone de l’Intendente au profit des loisirs), cette présentation cherche à discuter comment les changements que nous pouvons observer au niveau de l’environnement sonore peuvent être considérés à la fois comme causes et effets du processus de requalification urbaine telle quelle est affectée au quartier. Dans ce sens, la transformation de l’environnement sonore peut être analysé comme un médium pour régulier et structurer l’expérience de certains espaces publics urbains du quartier, en contribuant simultanément à la production d’une nouvelle sensibilité sonore et/ou orale.
Mots clés : Mouraria, transformations urbaines, environnement sonore.
Biographie
Iñigo Sánchez est docteur d’anthropologie de l’Université de Barcelon. Actuellement il travaille comme chercheur post-doctorant à l’Institut d’Ethnomusicologie (INED-MD) de l’Université Nouvelle de Lisbonne. Ses axes de recherche regroupent des thèmes comme les études de la musique en contextes migratoires, la relation entre la musique et la ville, ainsi que les problématiques en relation avec l’anthropologie des sens. Il est l’auteur de l’ouvrage Cubaneando en Barcelona. Música, migración y experiencia urbana (CSIC, 2012) et ses travaux ont été publiés dans des revues spécialisées (TRANS-Revista Transcultural de Música, Western Folklore, Revista d'Etnologia de Catalunya), ainsi que dans des ouvrages collectifs Fiesta y ciudad: pluriculturalidad e integración (CSIC, 2008), Made in Spain. Studies in Popular Music (Routledge, 2013), e Musical Performance and the Changing City (Routledge, 2013).